quarta-feira, 29 de junho de 2011

Conheça Nossa Horta

Desde a Antiguidade o homem tira da terra o seu sustento. Isso fez com que aprendesse a mexer nela preparando-a para o cultivo, levando-o assim a ter uma relação homem-natureza, devido a sua grande dependência dela para a sobrevivência.

No entanto, para muitos seres humanos essa relação está perdida. Para muitos o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente em sua rotina não há mais tempo para essa tal relação.

Hoje crianças e adolescentes, principalmente das cidades, no ambiente externo a escola, normalmente estão em frente a vídeos-game, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Por isso se faz necessário que professores resgatem esse contato no ambiente escolar, permitindo assim essa vivência e relacionamento. 

Pensando nisso, a Casa Assistencial Nosso Lar Amigos do Bem separou um espaço para o desenvolvimento de uma pequena horta com as crianças que participam do Projeto Espaço Amigo. Essa iniciativa tem tido um papel importantíssimo, pois além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada tem a oportunidade de conciliar a teoria à prática, onde aplicam o que aprendem também em casa e na escola. Isso faz com que levem uma experiência valiosa para a vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.

Esse projeto tem sido realizado todas as sextas feiras, nos períodos manhã e tarde, com a divisão das crianças em pequenos grupos sob a orientação do Professor Aguinaldo que acompanha e auxilia no desenvolvimento das tarefas durante todas as visitas.  Nos demais dias contamos com a ajuda de voluntários que se revezam nos cuidados necessários para o sucesso de nossa horta.

Desde já queremos dizer a todos os visitantes do blog que nosso espaço e projetos estão abertos para todos aqueles que queiram conhecê-lo mais de perto. Sua visita será muito bem vinda e apreciada por todos.

                                                                                                                   Prof. Aguinaldo Santos





terça-feira, 14 de junho de 2011

Identificando a Placa Bacteriana

A saúde começa pela boca, os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala, na estética e no convívio social. Além disso, uma infecção na boca pode causar várias doenças no nosso organismo.

A cárie e a inflamação da gengiva são provocadas pela PLACA BACTERIANA, que é composta por restos de comida que permanecem em contato com os dentes junto com as bactérias presentes na boca.

            Quando essa placa bacteriana não é removida após as refeições, essas bactérias ou micróbios produzem ácidos e toxinas. O ácido ataca o dente provocando a cárie e a toxina penetra na gengiva que fica inflamada (inchada, bem vermelha e sangrando).        

Como se pode ver a cárie e a inflamação gengival trazem grande prejuízo à saúde e ao bem estar das pessoas. Por isso, os dentistas da Prefeitura Municipal de Colina estão realizando programa de PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL em escolares da rede pública de ensino e também no Projeto Espaço Amigo, transmitindo conhecimentos sobre cuidados básicos para manutenção da saúde bucal. Dentes e gengivas saudáveis ajudam de maneira extraordinária a manter o seu organismo com saúde.

A melhor maneira de manter as gengivas e os dentes sadios é removendo a placa bacteriana, diariamente, através dos usos adequados da escova e fio dental após as refeições e ir ao dentista regularmente.

            Como a placa bacteriana é quase invisível e fica bem grudada nos dentes, num desses encontros semanais, foi usada uma pastilha roxa que é dissolvida na boca e colore de vermelho os restos de comida que ficaram presos nos dentes, após a mastigação dos alimentos. O objetivo foi  ajudar a criança enxergar melhor onde estava a sujeira nos dentes e realizar uma correta escovação e uso do fio ou fita dental, deixando os dentes limpos.

             Foi um dia muito proveitoso além de ter sido muito divertido para todas as crianças como é possível notar nas fotos abaixo




Projeto desenvolvido pelas cirurgiãs dentistas:
Drª Glauce de Luna Freire Oliveira .
Drª Ana Paula Cavaline Giacchetto .



quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que as Crianças Aprendem Cozinhando?

O que as crianças podem aprender enquanto cozinham?

Cozinhar é uma coisa que as crianças gostam quase tanto comer. Elas adoram o processo todo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas e cores e texturas inusitadas e depois comer aquilo tudo que produziram com tanta alegria.

A percepção sensorial e o prazer com cada etapa, o contato com os alimentos, misturar, amassar, modelar a massa, o cheiro de cada ingrediente, da mistura deles e o pão assando, o pão pronto, a visão do que é bonito e principalmente o sabor do que foi produzido tem um aspecto terapêutico muito importante para o trabalho realizado com nossas crianças.

Isso sem contar que as crianças nem se dão conta do quanto estão aprendendo em meio a tanta diversão. Se você se perguntar, o que exatamente as crianças estão aprendendo enquanto cozinham, talvez se surpreenda com a quantidade de informações úteis que elas absorvem lavando, medindo ou cortando ingredientes, cozinhando ou assando.

Matemática
·         Contar; fracionar; medir (volume); pesar; seqüenciar; formas; cores e resolução de problemas, caso algo dê errado.

Leitura
·         Melhora a capacidade de leitura da criança – ela pode e deve ler as receitas e incrementa o vocabulário.

Ciências
·         Aprende os diferentes grupo de alimentares; aprende a experimentar (experiências); estados físicos: gasoso, sólido e líquido; crescimento dos alimentos; alterações nos alimentos durante o cozimento; desenvolve os cinco sentidos; paladar, tato, audição, visão e olfato; observa processos de fermentação, fervura, etc.

Boas maneiras
·         Responsabilidade; bons modos à mesa; segurança; limpeza; trabalho em equipe; compartilhar e ainda melhora a auto-estima.

Coordenação Motora
·         Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar, etc. ajudam a desenvolver a coordenação motora.

           É realmente incrível pensar em como uma única atividade reúne tanto ensinamento. É uma oportunidade que não deve ser perdida e é pensando e acreditando em tudo isso que o Projeto Espaço Amigo desenvolve o Programa de Padaria duas vezes por semana com nossas crianças, sob a monitoria de Rosane Antonio. Tem sido, realmente, momentos de muito aprendizado e alegria, a carinha de felicidade deles na hora de degustar o resultado de todo o “trabalho” não tem preço!