terça-feira, 14 de junho de 2011

Identificando a Placa Bacteriana

A saúde começa pela boca, os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala, na estética e no convívio social. Além disso, uma infecção na boca pode causar várias doenças no nosso organismo.

A cárie e a inflamação da gengiva são provocadas pela PLACA BACTERIANA, que é composta por restos de comida que permanecem em contato com os dentes junto com as bactérias presentes na boca.

            Quando essa placa bacteriana não é removida após as refeições, essas bactérias ou micróbios produzem ácidos e toxinas. O ácido ataca o dente provocando a cárie e a toxina penetra na gengiva que fica inflamada (inchada, bem vermelha e sangrando).        

Como se pode ver a cárie e a inflamação gengival trazem grande prejuízo à saúde e ao bem estar das pessoas. Por isso, os dentistas da Prefeitura Municipal de Colina estão realizando programa de PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL em escolares da rede pública de ensino e também no Projeto Espaço Amigo, transmitindo conhecimentos sobre cuidados básicos para manutenção da saúde bucal. Dentes e gengivas saudáveis ajudam de maneira extraordinária a manter o seu organismo com saúde.

A melhor maneira de manter as gengivas e os dentes sadios é removendo a placa bacteriana, diariamente, através dos usos adequados da escova e fio dental após as refeições e ir ao dentista regularmente.

            Como a placa bacteriana é quase invisível e fica bem grudada nos dentes, num desses encontros semanais, foi usada uma pastilha roxa que é dissolvida na boca e colore de vermelho os restos de comida que ficaram presos nos dentes, após a mastigação dos alimentos. O objetivo foi  ajudar a criança enxergar melhor onde estava a sujeira nos dentes e realizar uma correta escovação e uso do fio ou fita dental, deixando os dentes limpos.

             Foi um dia muito proveitoso além de ter sido muito divertido para todas as crianças como é possível notar nas fotos abaixo




Projeto desenvolvido pelas cirurgiãs dentistas:
Drª Glauce de Luna Freire Oliveira .
Drª Ana Paula Cavaline Giacchetto .



0 comentários:

Postar um comentário