O que as crianças podem aprender enquanto cozinham?
Cozinhar é uma coisa que as crianças gostam quase tanto comer. Elas adoram o processo todo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas e cores e texturas inusitadas e depois comer aquilo tudo que produziram com tanta alegria.
A percepção sensorial e o prazer com cada etapa, o contato com os alimentos, misturar, amassar, modelar a massa, o cheiro de cada ingrediente, da mistura deles e o pão assando, o pão pronto, a visão do que é bonito e principalmente o sabor do que foi produzido tem um aspecto terapêutico muito importante para o trabalho realizado com nossas crianças.
Isso sem contar que as crianças nem se dão conta do quanto estão aprendendo em meio a tanta diversão. Se você se perguntar, o que exatamente as crianças estão aprendendo enquanto cozinham, talvez se surpreenda com a quantidade de informações úteis que elas absorvem lavando, medindo ou cortando ingredientes, cozinhando ou assando.
Matemática
· Contar; fracionar; medir (volume); pesar; seqüenciar; formas; cores e resolução de problemas, caso algo dê errado.
Leitura
· Melhora a capacidade de leitura da criança – ela pode e deve ler as receitas e incrementa o vocabulário.
Ciências
· Aprende os diferentes grupo de alimentares; aprende a experimentar (experiências); estados físicos: gasoso, sólido e líquido; crescimento dos alimentos; alterações nos alimentos durante o cozimento; desenvolve os cinco sentidos; paladar, tato, audição, visão e olfato; observa processos de fermentação, fervura, etc.
Boas maneiras
· Responsabilidade; bons modos à mesa; segurança; limpeza; trabalho em equipe; compartilhar e ainda melhora a auto-estima.
Coordenação Motora
· Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar, etc. ajudam a desenvolver a coordenação motora.
É realmente incrível pensar em como uma única atividade reúne tanto ensinamento. É uma oportunidade que não deve ser perdida e é pensando e acreditando em tudo isso que o Projeto Espaço Amigo desenvolve o Programa de Padaria duas vezes por semana com nossas crianças, sob a monitoria de Rosane Antonio. Tem sido, realmente, momentos de muito aprendizado e alegria, a carinha de felicidade deles na hora de degustar o resultado de todo o “trabalho” não tem preço!
1 comentários:
Adorei e concordo com tudo que foi escrito
Postar um comentário